Weatherford

Conheça como o Engeman® ajudou a Weatherford, de Caxias do Sul, a ter uma redução de 44% nos custos de manutenção. A mudança foi tão significativa que a implantação do software garantiu à equipe de manutenção participar como case de sucesso em uma competição entre as plantas Weatherford de todo o mundo. Este sucesso comprova a eficácia da aplicação do software Engeman® à área Petrolífera. Confira a entrevista feita por telefone com o Supervisor de Manutenção da unidade de Caxias do Sul, Igor da Silva.

Comente um pouco sobre o histórico da empresa:

A Weatherford é uma multinacional americana do ramo petrolífero. Na qual fazemos produtos, ferramentas, para a extração do petróleo. Aqui no Brasil, atualmente a Weatherford tem duas plantas no Rio Grande do Sul, uma em São Leopoldo e outra em Caxias do Sul (de onde falo agora); no Rio de Janeiro há duas plantas, uma em Duque de Caxias (de manufatura) e outra em Macaé (base) que atende diretamente à Petrobrás (inclusive eles são voltados à manutenção do nosso produto e estão avaliando o software Engeman®, ficaram bem interessados em implantar lá também) e tem uma planta em Camaçari, na Bahia, que também é voltada para a área de serviços, assim como Macaé.

Desafios enfrentados antes da implantação do Engeman®:

A maior dificuldade é que não tínhamos histórico nenhum. Em 2008 quando eu assumi a manutenção, não existia uma estrutura, histórico ou algo para você se basear e tomar uma decisão adequada. Somente existia alguma coisa em papel, informações que acabavam se perdendo e que às vezes não eram possíveis entender por causa da caligrafia ou com pouco embasamento técnico; não havia um registro padronizado e as informações eram desencontradas. O “histórico” ficava junto com os mantenedores ou o pessoal mais antigo e, às vezes, as informações não coincidiam, um falava uma coisa, o outro já não se lembrava mais… Enfim, problemas que acontecem quando na manutenção não se dá atenção para a gestão e controle dos dados. Depois começamos a utilizar as planilhas no Excel, é por onde começamos a nos organizar, mas também o tempo que se perde é muito grande. Montar as fórmulas pra juntar todas as informações, fazer um link ou montar um relatório… é possível ser feito, mas o tempo que se perde alimentando planilha é muito grande. É preciso ter mais de uma pessoa especificamente para esta tarefa. Depois do Engeman® foi muito melhor! Levamos praticamente dois anos na implantação porque focamos muito no cadastro, para mim pilar de grande importância, se não o principal. Para o sucesso na gestão com a ferramenta é necessário ter um cadastro bem feito, para que você consiga gerar um relatório confiável e tomar decisões embasadas em informações precisas. Foi uma mudança radical, porque o tempo que você ganha com isso é incrível, uma quebra de paradigma bastante desafiadora a todos envolvidos.

Fale-nos um pouco mais sobre a participação do Engeman® na rotina de sua empresa, sobre a flexibilidade do software e a eficiência do mesmo na otimização do seu trabalho.

Temos resultados mais rápidos. Nos relatórios personalizados, eu mesmo montei a parte de personalização, separei relatórios de materiais, de backlog e dentro desses os relatórios que eu precisava para a gestão. Esse é o resultado que eu acho mais fantástico. Hoje quando eu quero saber um relatório de MTBF, MTTR eu tenho essa informação rápida, personalizada e dentro de um padrão de informação fácil de entender… Isso me ajuda muito na tomada de decisão hoje na gestão da manutenção.

Economia estimada em tempo e custos, obtida com a implementação do Engeman®.

No ano passado, um ano após a implantação, conseguimos medir isso e tivemos uma redução de 44% em relação aos custos de manutenção por se tratar se um software que possibilitou informações e em cima disso montamos uma estratégia com plano de ação. Conseguimos enxergar o que está acontecendo, o tempo de parada e com isso nos programamos para colocar no almoxarifado de manutenção peças estratégicas para garantir a maior disponibilidade produtiva. Conseguimos visualizar isso só com aqueles relatórios de MTBR, MTTF e de paradas. Então conseguimos trabalhar isso com números, montamos uma estratégia e conseguimos reduzir em 44% o custo da manutenção total. Isso representou muito para nós. Conseguimos fazer novos investimentos para o setor. Foi muito representativo. Inclusive fomos citados como um case de sucesso. A Weatherford tem uma competição em termos de qualidade, entre as plantas do mundo inteiro, e naquele ano participamos com o case da manutenção demonstrando a ferramenta Engeman®, e outras estratégias que utilizamos, por fim, fomos escolhidos na planta como um case de sucesso. Falamos bastante do Engeman®, foi muito legal pra nós. Geralmente a manutenção é vista como despesa e foi bem o contrário aqui. Então com o Engeman® conseguimos trabalhar um marketing muito bom, porque realmente é uma ferramenta que trouxe para nós resultados positivos. No ano passado foi um dos destaques dentro da planta. Conseguimos ser vistos de uma maneira inversa à forma como geralmente as pessoas enxergam a manutenção. Então foi isso, “A manutenção dando retorno?” Foi bem assim mesmo! E o Engeman® fez parte dessa história de sucesso justificando totalmente o nosso investimento no software.

Comentários:

Eu gosto bastante do software Engeman. Acho que a questão da flexibilidade é um dos diferenciais em relação aos outros softwares disponíveis no mercado. Essa flexibilidade lhe permite moldar o software ao que você precisa. Tivemos algumas coisas que não estavam bem alinhadas e conseguimos fazer as adequações necessárias. É uma ferramenta fácil de trabalhar, de fazer cadastros, de entender, os relatórios que já tem como padrão são bem interessantes, você vê que existe um know-how da equipe que trabalha na Engecompany no desenvolvimento do software. A questão do atendimento também, sempre que precisamos fomos bem atendidos. Temos na equipe um Planner, Sr. Teilor que hoje é quem faz o PCM é o nosso “garoto-Engeman®”. Ele é quem usa a ferramenta diariamente, faz os cadastros, preenche as O.Ss., ele cuida do sistema e faz contatos com o suporte diretamente. Ele me passa um feedback bem interessante do atendimento, me mostra as melhorias e o retorno do suporte. Inclusive, recentemente ele me falou de uma melhoria qque nós sugerimos para vocês e que agora vocês já colocaram na nova versão como padrão para todos. É muito bacana isso, a gente tem acompanhado que nesses últimos dois anos, coisas que nós sugerimos já estão como padrão para todos que utilizam o software. Isso é legal porque nós participamos desse desenvolvimento.

Igor da Silva

Supervisor de Manutenção