Schahin Petróleo

​Histórico da empresa:

Presente no mercado há quatro décadas, a Schahin vem consolidando sua atuação nos principais setores de desenvolvimento do país: Engenharia, Desenvolvimento Imobiliário, Telecomunicações, Petróleo e Gás, Energia e Finanças (Banco, Corretora e Financeira).

O crescimento contínuo e a diversificação das atividades do Grupo são conseqüências da constante incorporação de avanços tecnológicos, investimento em recursos humanos e atenção às novas oportunidades de negócios.

Sua filosofia de trabalho e seu espírito empreendedor, aliados à sua vocação para a engenharia, possibilitaram a execução de projetos inovadores e premiados em diversas áreas e a conquista de certificações de qualidade internacional.

Esta trajetória dinâmica se transformou em referência de gestão empresarial e definiu as bases de uma empresa que constrói o futuro a cada dia.

Desafios enfrentados antes da implantação do Engeman®:

O maior desafio, de qualquer implantação é justamente a conscientização do pessoal envolvido no processo. Houve no início uma forte comparação do Engeman® com o sistema antigo. Por mais que o sistema antigo fosse complicado, todos sabiam operá-lo, o que o tornava mais “prático” e “cômodo”.

Como o Engeman® solucionou estes desafios?

Com as facilidades de personalização, sentamos com todos usuários e solicitamos a eles que nos ajudassem na personalização do sistema, assim eles se sentiriam úteis no processo de implantação do Engeman®. Com o passar do tempo as facilidades do sistema vieram conquistando a cada dia mais usuários.

Qual foi o tempo necessário para o Engeman® rodar?

Como fizemos a implantação por setor, após dois meses o sistema se encontrava operando no setor de máquinas. Para utilização integral dos setores no navio gastamos dez meses.

Economia estimada em tempo e custos, obtida com a implementação do Engeman®:

Agora que começamos a analisar o sistema de forma gerencial, pois até então a preocupação era toda voltada para o operacional. Estamos emitindo alguns relatórios gerencias como Backlog e Percentual de Manutenção por Tipos. Ainda estamos mantendo uma rotina de auditoria para apurar os resultados emitidos pelo Engeman®. Em breve esses relatórios serão utilizados como base para mudanças de estratégias e tomadas de decisões.

Comentários:

Optamos pela utilização do Engeman® devido sua facilidade de personalização que foi de grande importância para o sucesso da implantação. Hoje temos na Schahin Petróleo, um sistema de manutenção bem estruturado que nos ajuda a manter um dos mais baixos índices de Indisponibilidade no Ranking da Petrobras.

Glauton Nicomedes Mariano - Assistente Técnico

Base Schahin Engenharia S/A - Divisão Petróleo