Nova avaliação Caldema

1) Histórico da Empresa:

Com o pioneirismo do Sr. Ettore Zanini na década de 70, na cidade de Sertãozinho, região nordeste do estado de São Paulo, área que hoje representa o maior polo produtor de açúcar e álcool da América Latina, nascia em 1972, uma empresa transparente, com uma filosofia voltada para o desenvolvimento tecnológico e humano, denominada CALDEMA Equipamentos Industriais Ltda.

A CALDEMA, ao longo desses anos firmou-se no mercado como empresa fabricante de equipamentos industriais, cujo crescimento adveio do estreito relacionamento entre clientes, funcionários, fornecedores e parcerias com empresas. Com isso, a empresa vem se destacando não apenas nos setores sucroalcooleiro e energético (cogeração de energia elétrica utilizando a biomassa), mas também no atendimento de outros mercados, tais como: papel e celulose, mineração, químico, petroquímico e hidroelétrico, atuando em âmbito nacional e internacional.

A empresa é formada por uma equipe de 500 funcionários, dispõe de 120.000 m2 de área abrangendo: escritório, galpões industriais, engenharia, garantia da qualidade e prédios de apoio.

A Empresa possui maquinário, instalações e tecnologia de ponta para, além de projetar e fabricar caldeiras e seus componentes, produzir também: hidrolisadores de bagaço, vasos de pressão, pórticos, pontes rolantes, fins de curso rotativo, freios eletro hidráulicos, guincho hylo, fábricas de produtos químicos (higiene e limpeza), bem como outros equipamentos com projetos de terceiros.Preparada para a prestação de uma diversidade de serviços tanto na pré-venda como no pós-venda, a CALDEMA possui pessoal especializado nas seguintes áreas: comercial; engenharia; garantia da qualidade; caldeiraria e usinagem; tubulação; granalha de aço e pintura; e assistência técnica; procurando sempre atender as necessidades e superar as expectativas de seus clientes.

De uma forma empreendedora e competitiva, a CALDEMA busca a melhoria contínua de seus produtos e serviços, sendo assim uma empresa com certificações ISO 9001:2008, CRCC Petrobrás, ASME ‘‘S’’ - Caldeiras, ‘‘U’’ - Vasos de Pressão e National Board ‘‘R’’ - Reparos em Caldeiras e Vasos de Pressão, bem como a contemplação com o CRCC Petrobrás para as principais famílias de equipamentos produzidos pela Caldema e o Selo Verde “Empresa Ambientalmente Sustentável”.

Com novas tecnologias e parcerias sólidas nacionais e internacionais visa sempre uma qualidade total em seus diversos processos atuantes. Através desses ideais a empresa almeja novos mercados a desbravar, sentindo-se orgulhosa de poder participar do desenvolvimento, não só no aspecto tecnológico, mas também na parte socioambiental e econômica de nosso país e do mundo.

2) Desafios enfrentados antes da implantação do Engeman®:

Um dos grandes desafios sempre foi aperfeiçoar a gestão no departamento de manutenção Caldema, com o crescimento e a modernização de nossa fábrica, ficou cada vez mais complexo obter resultados precisos e rápidos através da plataforma Excel. Encontrávamos dificuldades em administrar tempos de manutenção, custos, históricos de manutenção de equipamentos, tipos de manutenção, funcionários etc.

Devido à competitividade no mercado de atuação de nossa empresa, os dados citados acima, entre outros, se tornaram imprescindíveis não só para a manutenção como também para o Departamento de produção, necessitando de pareamento entre fabricação e manutenções preventiva e preditiva.

3) Como o Engeman® ajuda na solução destes desafios?

A aquisição do software de gerenciamento de manutenção Engeman® nos possibilitou gerenciar de uma forma rápida e eficaz, dados que anteriormente levaríamos horas para analisá-las.

Os relatórios e históricos de manutenção nos equipamentos nos auxiliam nas tomadas de decisões das melhores datas para as manutenções preventivas e preditivas, otimizando os tempos de produção e passando confiabilidade nos equipamentos utilizados pela fabricação.

O sistema de geração automática de ordens de serviços planejadas nos auxilia na diminuição das manutenções corretivas, minimizando os tempos de equipamentos parados e custos inesperados com peças de difícil reposição.

4) Qual foi o tempo necessário para a implantação e início das operações do Engeman®?

O sistema foi adquirido em fevereiro de 2011 e teve seu inicio em junho de 2011, devido ao treinamento e a fácil interface do programa, rapidamente ele foi incorporado e aceito pelos usuários, e como já utilizávamos o mesmo conceito do programa não foram necessárias grandes customizações.

Inicialmente priorizamos as manutenções corretivas e gradativamente e já com auxilio dos históricos de manutenção, incorporamos os demais tipos de manutenção. Com tudo posso dizer que a implantação do Engeman®, na Caldema, foi rápida e com resultados satisfatórios em poucos meses.

5) Economia estimada em tempo e custos obtida com a implantação do Engeman®.

A principal economia se assim posso dizer foi com as tomadas de decisões, pois com as bases sólidas que o software oferece, minimizam-se muitas dúvidas e impossibilitam equívocos, evitando assim prejuízos consideráveis para a produção.

6) Comentários:

O software Engeman® tornou-se imprescindível para a gestão da manutenção em nossa empresa, e com o auxílio do suporte eficaz e qualificado dos profissionais da Engecompany, os resultados se tornam ainda mais satisfatórios.