Minerita Minérios

​Histórico da empresa:

A Minerita - Minérios Itaúna Ltda foi fundada pelo Sr. Cordovil Fonseca, em janeiro de 1972, com uma área de cinco hectares e meio. Nessa época as condições de trabalho eram muito precárias e a exploração era feita manualmente usando punção, marreta, pás e garfos.

Ao adquirir a primeira pá carregadeira, em junho de 1973 as portas se abriram para a empresa. A produção, que até então só era suficiente pra encher dois caminhões de 13 toneladas por dia, hoje gira em torno de 100.000 toneladas de minério granulado por mês, com estoque acumulado de 15 Mt de Sinter Feed com planta de concentração e sinterização próprias e em estudo de implantação do Parque Siderúrgico, atraindo investimentos de guseiros. Além do terminal ferroviário de embarque em Serra Azul (obra feita em conjunto com a MBL) abrindo caminhos para a própria empresa e outras escoarem suas produções.

Desafios enfrentados antes da implantação do Engeman®:

Antes nossa manutenção era controlada por planilhas eletrônicas. Os custos e controles não eram atualizados diariamente. Grande parte do nosso controle era realizado manualmente e nos demandava muito trabalho.

Como o Engeman® solucionou estes desafios?

Com a implantação do Sistema Engeman® conseguimos automatizar todos os nossos controles de manutenção: plano de manutenção preventiva, acumulativa, preditiva, controle de pneus, controle de consumo de combustíveis, controle de vida útil de componentes, custos, dentre outros. Tudo de forma rápida, segura e atualizada. Todo este controle está integrado ao nosso sistema de ERP, desde o processo de beneficiamento, concentração, sinterização, manutenção de frota, informática.

Qual foi o tempo necessário para o Engeman® rodar?

O sistema foi implantado em aproximadamente 04 meses para o controle de frota e os demais setores foram implantados internamente pela própria empresa com o apoio técnico da Equipe Engeman.

Economia estimada em tempo e custos, obtida com a implementação do Engeman®:

Com o Sistema Engeman® conseguimos de forma automática, segura e confiável todas as informações que precisamos para gerenciarmos nossa manutenção. Com isso conseguimos reduzir custos com pneus, componentes e até mesmo classificarmos melhor nossos fornecedores contabilizando vários ganhos financeiros.

Comentários:

A empresa Engeman desde o início foi considerada uma empresa parceira, pois sempre prestou um atendimento dentro de nossas expectativas, respeitando nossas observações e sugestões, fazendo implementações no próprio sistema visando melhorar os nossos processos e atender as nossas necessidades da melhor forma. Consideramos a Engeman uma empresa especializada em oferecer soluções para o controle da manutenção.

Wilson José Marques - Supervisor de Informática