Hershey do Brasil

​Histórico da empresa:

A Hershey’s, maior fabricante de chocolates da América do Norte, atua no mercado brasileiro desde 1998 com a importação de produtos de grande sucesso nos EUA, como Hershey’s Barras, Kisses, Almond Joy, Reese´s, Rally e Barnone. Porém, logo se percebeu que o mercado brasileiro tem cultura, costumes e necessidades diferentes dos mercados norte-americanos e que era necessário adaptar os produtos a serem vendidos no país.

Por considerar o Brasil um mercado atrativo e potencial e sabendo que para competir de verdade precisaria de uma capacidade produtiva local, a Hershey’s decide comprar a divisão de chocolates da Visconti em julho de 2001. A compra inclui a unidade fabril localizada em São Roque e as marcas Io-Iô Crem e Granulado Visconti, já bastante conhecidas pelos brasileiros.

Em Agosto de 2002, a empresa inicia no Brasil a produção da linha Hershey’s Barras e Kisses, oferecendo produtos de qualidade diferenciada e embalagens adequadas ao consumidor brasileiro, a preços acessíveis. Esse foi um passo muito importante em sua história, pois a partir desse momento, a empresa passa a ser mais competitiva no mercado.

Mais tarde, diversas mudanças ocorrem nas linhas de produtos da empresa. Além do lançamento do Hershey’s Mais (bolacha coberta com chocolate), cria-se um personagem para a marca Io-Iô Crem, que é relançada com uma nova e fortíssima identidade visual, além de trazer um novo sabor ao mercado, o Ioiô Mix Morango. Os Tabletes Hershey’s ganham novo layout, que traduz valores importantes de qualidade, expertise e chocolate com sabor superior, além de deixar a marca mais próxima do consumidor brasileiro. Também são lançados sabores de sucesso como é o caso da barra Cookies´n´Chocolate.

As novidades não pararam por aí. Percebendo as oportunidades, a empresa lança a linha Hershey`s Cereal em 2006 e alcança 5,2% de participação de mercado em apenas 7 meses, ultrapassando fortes concorrentes. Em 2007, a Hershey’s traz ao mercado novas linhas de produtos inovadores e adequados às necessidades do consumidor: Hershey’s Gourmet (cobertura de chocolate), Hershey’s Special Dark (chocolate com 60% de cacau) e Ioiô Nutricrem (creme de chocolate enriquecido com vitaminas e minerais).

Todas essas novidades foram desenvolvidas tendo como foco as necessidades dos clientes e consumidores e como característica principal a qualidade Hershey´s.

Quais eram os desafios enfrentados antes da implantação do Engeman®?

Dificuldade de cadastramento de equipamentos e materiais, não execução de manutenções preventivas, falta de armazenamento de dados e materiais, almoxarifado desorganizado, falta de gerenciamento de custos.

Como o Engeman® solucionou estes desafios?

Com a implantação do software, todos os equipamentos de fábrica e todos os materiais do almoxarifado foram cadastrados e passamos a ter maior controle e organização. As manutenções corretivas, preventivas e preditivas passaram a ser planejadas e executadas a partir da geração das Ordens de Serviço.

Qual foi o tempo necessário para o Engeman® rodar?

Foi muito rápido. Fizemos um treinamento de capacitação com duração de 01 semana. Em cerca de um mês realizamos o cadastramento de todos os equipamentos e materiais do almoxarifado. A partir de então definimos os usuários e seus respectivos níveis e o sistema já começou a rodar.

Economia estimada em tempo e custos, obtida coma implementação do Engeman®.

Não temos estes números na ponta do lápis, mas algo em torno de 5 a 10 mil por mês.

Comentários:

Os serviços do help online são ótimos e sempre disponíveis. Em geral estou muito satisfeito com o programa e recomendo para quem precisa de algo rápido e consistente.

Wilmar Guasti Filho - Chefe de Manutenção