Fiesta Bahia Hotel

Fiesta Bahia Hotel e Engeman® - parceria que agrada aos hóspedes

Melhorou em 80% a satisfação do cliente em relação ao uso dos equipamentos disponíveis nos apartamentos

O Estudo de Caso do Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, foi realizado com o Chefe de Manutenção do hotel, Sr. Guilherme Dias Rocha. Os dados apontados por ele mostram números impressionantes como aumento na satisfação dos clientes em até 80%. Este índice foi alcançado por meio da redução de pequenos problemas nos apartamentos, mas que fazem grande diferença quando alguém vai dar referência sobre o hotel.

Confira abaixo como o software Engeman® ajudou o setor de manutenção do Fiesta Bahia Hotel e veja como sua rede hoteleira também pode ser beneficiada:

Histórico da empresa:

O Fiesta Bahia Hotel foi construído em 1994 e em 1998 foi incorporado um Centro De Convenções com 37 salões para eventos simultâneos. Tem uma tendência mais para o grupo empresarial do que turístico. Atualmente, 90% do público é formado por hóspedes em viagens de negócios. Foi premiado várias vezes como um dos melhores equipamentos “business Center” do Brasil e está localizado no moderno coração econômico e financeiro da cidade. O Fiesta Bahia Hotel faz questão de colocar seus hóspedes em acomodações estreladas. Oferece 236 apartamentos e oito suítes amplas e confortáveis equipados, a maioria com Tvs LCD, frigobar, internet gratuita com banda larga, cofre eletrônico e secador de cabelos. O Fiesta Convention Center ostenta projeto arquitetônico arrojado e com alta tecnologia em cinco andares dedicados à excelência dos eventos que recebe.

Desafios enfrentados antes da implantação do Engeman®:

O motivo de instalar o Engeman® foi justamente começar a ter um programa de preventivas para os equipamentos e para os apartamentos. Pois nós não tínhamos isso antes da implantação do software.

Antigamente nós tínhamos as OS’s em três vias e fazíamos somente OS’s Corretivas. Não havia um programa de trocas de rolamentos, não tinha nada. Era somente corretiva: “Quebrou-trocava / Quebrou-Trocava”. Esse era o foco da manutenção da empresa antes da implantação do Engeman em abril de 2008.

Como o Engeman® ajudou na solução destes desafios?

Hoje em dia o sistema nos dá condições de fazer isso: rodar em Preventivas, com planos cadastrados para a manutenção nos apartamentos.

Qual foi o tempo necessário para a implantação e início das operações do Engeman®?

O tempo de cadastramento dos equipamentos e planos foi de aproximadamente um ano. A negociação aconteceu em 2007 e em 2008 começamos a rodar o sistema. Estamos há quatro anos com o Engeman® na empresa.

Economia estimada em tempo e custos obtida com a implantação do Engeman®

Uma coisa que me dá um feedback muito legal aqui são “as respostas de hóspedes”. A gente tinha muitos probleminhas localizados do tipo: “entrei no meu apartamento, meu cofre não funcionava, meu telefone não funcionava, meu ar condicionado não funcionava, meu secador de cabelo não funcionava, meu painel de cabeceira não funcionava…”. Esse tipo de problema diminuiu em 70 a 80% com as Preventivas, depois do Engeman®.

Comentários:

O Engeman® é uma ferramenta muito, muito útil para o controle de manutenção, não só de hotéis, mas para qualquer empresa. Aqui no hotel não estamos aproveitando o sistema 100% por conta da falta de mão

de obra, mas isso é um detalhe nosso e não do sistema. Tenho certeza de que os problemas aqui da parte de baixo também reduziriam em até 90% se estivéssemos com o Engeman® rodando 100%.

O Engeman® é a solução perfeita para o setor de manutenção de qualquer empresa. O software é muito flexível, tem N possibilidades de adaptação e por isso pode ser moldado para qualquer empresa.

Toda vez que preciso do suporte sou muito bem atendido. O programa de manutenção Engeman nos atende e satisfaz completamente, sem problemas.