Caldema Equipamentos Industriais

​Engeman® na CALDEMA – Melhoria Contínua

Programa de manutenção é utilizado em todos os setores da empresa.

O programa de manutenção Engeman® é tão amplamente utilizado na CALDEMA que toda a manutenção da empresa - mecânica, elétrica, predial e hidráulica - é feita por meio do sistema.

A CALDEMA é uma empresa fabricante de equipamentos industriais, localizada na cidade de Sertãozinho, estado de São Paulo. Gerenciar e controlar custos de manutenção, gerenciar as horas trabalhadas dos funcionários do setor, ter histórico de manutenção, dentre outros, são alguns dos benefícios que o Engeman® trouxe para a CALDEMA.

Para conhecer um pouco sobre o uso do sistema na empresa conversamos com William Carlos Tofani, Tecnólogo em Planejamento, que trabalha na CALDEMA desde a implantação do Engeman®.

  • Fale um pouco sobre a CALDEMA.

A CALDEMA é uma empresa fabricante de equipamentos industriais que possui maquinário, instalações e tecnologia de ponta. Além de projetar e fabricar caldeiras aquatubulares e seus componentes produz também: hidrolisadores de bagaço, vasos de pressão, fins de curso rotativo, freios eletrohidráulicos, guincho hylo, bem como outros equipamentos com projetos de terceiros.

A empresa durante seus 40 anos de existência, vem se destacando não apenas no setor sucroenergético, mas também no atendimento de outros mercados, tais como: papel e celulose, mineração, químico, petroquímico e hidroelétrico, atuando em âmbito nacional e internacional.

A Caldema é formada por uma equipe de aproximadamente 500 funcionários, dispõe de 120 mil m² de área abrangendo: escritório, galpões industriais, engenharia, garantia da qualidade e prédios de apoio.

  • Fale um pouco sobre os equipamentos nos quais a manutenção é gerenciada por meio do Engeman®.

Temos uma grande quantidade de máquinas operatrizes tais como, tornos convencionais e CNC, fornos, fresas, plainas, prensas, calandras, pontes rolantes.

  • Desafios enfrentados antes da implantação do Engeman®.

Não tínhamos um controle eficiente das manutenções nas máquinas ou do que era gasto com cada uma delas. Não tínhamos controle do planejamento sobre as revisões anuais que teríamos que fazer em nossas máquinas. Procuramos o Engeman® porque queríamos ter um controle eficiente e eficaz sobre mão de obra utilizada e custos gerados. Queríamos saber, por exemplo, sobre algum equipamento específico, quando foi a última manutenção, quando seria a próxima, o que foi trocado, o que não foi, enfim ter um histórico de todos os serviços que realizamos. Inclusive para atendermos algum requisito da certificação da Norma ISO 9001.

  • Antes da implantação do Engeman® a manutenção era feita na base corretiva?

Só corretiva. Quebrou-consertou. Não tínhamos completo controle sobre o quanto custou tal manutenção, não tínhamos condição, por exemplo, de avaliar situações do tipo: “Todo mês estamos fazendo manutenção nesta máquina, será que não é hora de trocar o equipamento?” Esse tipo de resposta que buscávamos quando implantamos o Engeman®.

  • A implantação do Engeman® representou economia financeira para a empresa?

Não conseguimos mensurar isto. Porque antes não tínhamos total controle sobre estes custos de manutenção. Agora, sim. Agora temos um controle sobre o que é gasto. Inclusive solicitamos o desenvolvimento de alguns gráficos personalizados que mostram custos, valores de horas de funcionários e tudo o mais. Antes não tínhamos certeza do que era gasto em manutenção. Agora temos condições inclusive de avaliar, por exemplo, o custo antes das preventivas e depois delas.

  • Como o Engeman® é utilizado na empresa?

O Engeman® ajuda demais no controle de manutenção preventiva e corretiva da empresa. Ajuda também em relação aos custos que antes não tínhamos. E agora já temos também a periodicidade em que o equipamento sofre manutenção corretiva, então podemos avaliar se já está na hora de fazer uma troca de equipamento, por exemplo. Utilizamos muito os gráficos: custos da manutenção, relatório de horas por funcionários, horas trabalhadas por funcionários.

  • A implantação do Engeman® agilizou o trabalho do setor de manutenção?

Agilizou porque não tínhamos esse controle de quantos funcionários precisávamos ter para que a manutenção fluísse corretamente. A partir dos primeiros dados colhidos pudemos avaliar se estamos trabalhando com o volume certo de funcionários, se estamos precisando contratar e tudo mais. Estamos utilizando o Engeman® para controlar todo o tipo de manutenção que é realizada na CALDEMA: mecânica, elétrica, predial, hidráulica e veicular. Quando se fala de manutenção é tudo controlado dentro do Engeman®.

  • Você recomendaria o Engeman® para outras empresas? Por quê?

Sim, pela facilidade que o programa oferece no manuseio diário das operações, com uma interface de fácil entendimento, além de obter respostas rápidas com relação a custos e prazos com manutenção. Recomendamos sim, o Engeman® é um ótimo sistema.

  • Comentários:

Quando solicitamos alguma ajuda, a equipe da Engecompany é sempre prestativa. Só tenho elogios.

William Carlos Tofani é Tecnólogo em Planejamento e trabalha na Caldema há dois anos.