Movimentação Visual

​Movimentação Visual: software Engeman® versão plena

O software Engeman® conta com a funcionalidade “Histórico de Movimentação de Aplicações”. Na versão plena, a equipe de manutenção ainda pode ir além do histórico, simulando, visualmente, a movimentação de toda e qualquer aplicação.

Para esse processo, existem modelos visuais-padrão já inseridos no software. Basta que o usuário acesse um modelo e promova as movimentações necessárias. Pensemos em uma operação de manutenção que envolva frota, por exemplo. Os itens são variados indo de pneus a reboques e quando se consegue visualizar o trabalho que se está realizando, a tendência é que se tenha mais proximidade com o equipamento. Observemos na tela abaixo. Os pneus traseiros esquerdos e direitos não estão colocados no caminhão. O gradeado vermelho aponta essa informação com muita clareza.

Com a movimentação visual todos os componentes e subcomponentes podem ser agrupados, podem ser montados na tela de modelo visual ligado às respectivas aplicações facilitando e agilizando o processo de manutenção que exige constante manipulação e movimentação de equipamentos e componentes.

Montando uma aplicação:

Para montar uma aplicação em uma região do modelo, basta dar um duplo clique na região vazia ou clicar com o botão direito e selecionar a opção referente à montagem. Uma tela de pesquisa irá exibir somente as aplicações possíveis para essa região, levando-se em conta o tipo e a especificação da aplicação. Depois de selecionar a aplicação, uma tela será exibida para que sejam informados os dados referentes à montagem.

Observe que com o simples arrasta e solta do mouse, é possível navegar pelos níveis de Detalhamento movendo, trocando, fazendo retiradas, enviando equipamentos para oficinas, estoque e manutenções externas ou até mesmo descartando o equipamento ou vendendo. O sistema irá gerar um histórico de movimentações de forma automática, além de sugerir a geração de OS.

Ainda com a facilidade de se lidar com o mouse é possível realizar coletas acumulativas e de tendências, visualizar históricos completos de OS e movimentações, desmontagem de equipamento, dentre outras opções.