​Controle de SLA do Engeman® facilita o dia a dia

O Controle de SLA, Service Level Agreement (acordo de nível de serviço, em tradução livre), apresentado pela Engeman® vai surpreender os clientes com a praticidade que o seu uso pode trazer para a rotina das empresas.

Gerenciamento de contratos, execução de serviços dentro dos prazos estabelecidos e extração de índices de atendimentos são questões que, muitas vezes, se tornam problemas na rotina de qualquer equipe de manutenção. Principalmente quando não há organização e método de trabalho.

Enfrentamos essas questões sim, mas o que é “controle de SLA”?

É um acordo de nível de serviços firmado entre o contratante e o prestador de serviços. Esse acordo pode ter relação com o equipamento ou com o tipo de serviço que será executado, definindo tempos para cada atendimento, além de multas para a situação de não-cumprimento do que foi acordado contratualmente.





Interessante. Como isso funciona no Engeman®?



O módulo de controle de SLA do Engeman®, disponível para versões a partir da 7.6.0.0, é composto pelos dados do contrato, incluindo relação dos equipamentos que serão atendidos e informações sobre os serviços contratados, abordando os tempos de execução de cada um dos atendimentos.

Na guia de Controle, devidamente habilitada, pode-se determinar os limites de SLA: prazos, vencimentos e os alertas de quando se está passando das margens de segurança. Assim é mais fácil acompanhar prazos expirados ou às vésperas de expirar, possibilitando que se cobre prioridade para uma ou outra solicitação.

Importante que se destaque, também, que é possível pesquisar por O.S., cujo SLA encontra-se dentro do prazo, em uma zona de alerta ou extrapolado, filtrando de diversas maneiras.

Além disso, o acompanhamento dos contratos torna-se muito mais simples. Alarmes para contratos a vencer, definindo com quantos dias de antecedência se quer ser avisado, podem ser programados. Os alarmes informativos, são configurados para aparecer de acordo com a sua preferência: na tela do sistema, na barra de status ou enviados por e-mail.







Gostaria de entender melhor quais são os benefícios que o controle de SLA pode trazer para a dinâmica dos meus trabalhos.



Pois bem, por meio do módulo “Controle de SLA”, o cliente poderá cadastrar todos os contratos de manutenção, determinando o tempo para os atendimentos referentes a cada um. O tempo, inclusive, poderá ser diferenciado para cada equipamento ou tipo de serviço.

Durante a execução das atividades, o usuário poderá acompanhar a evolução dos atendimentos por meio de uma tela de monitoramento de status: dentro do prazo, em uma zona de alerta ou prazo extrapolado. Essa tela ainda dará ao usuário a possibilidade de extração de índices, baseados na situação atual ou em dados de um período histórico, previamente definido.

Por fim, o usuário terá uma tela específica para calcular os custos a serem pagos/recebidos, em virtude dos atendimentos que tiveram o seu tempo contratual excedido. E as formas de cobrança poderão ser cadastradas no sistema, exatamente como determina o contrato.

“O controle SLA significa muito para uma equipe de manutenção que precisa ver estabelecidos os prazos para oferecer e receber as prestações de serviço que se fizerem necessárias. Além disso, não haverá motivo para que ocorra surpresas com contratos vencidos ou multas contratuais que coloquem as empresas em situações difíceis. Atentos às necessidades de nossos clientes, percebemos a importância desta ferramenta compor os processos-padrão oferecidos pelo Engeman®, agregando ainda mais eficiência à nossa solução”, pontua Guilherme Magalhães, Gerente de Suporte Técnico Engecompany. Não perca tempo e atualize a versão do seu Engeman® agora mesmo. Para mais informações procure o Suporte Técnico. Se você ainda não tem o Engeman®, fale conosco.