Características

Funcionalidades:

Confira abaixo as principais funcionalidades do Engeman® para o completo controle de manutenção:

  • Cadastro de aplicações e materiais
  • Controle de Documentação
  • Cronograma e Planejamento de serviços
  • Planos de Manutenção
  • Calendário de Periódicas
  • Programações:
    • Periódica
    • Acumulativa
    • Por tendência
    • Por data específica
    • Por eventos

  • Controle de O.S.
  • Controle de Mão-de-Obra
  • Controle de materiais – estoque
  • Controle de viagens / insumos
  • Controle de fornecedores
  • Calibrações/Aferições
  • Análise de causas e efeitos de ocorrências
  • Controle de custo da manutenção
  • Cálculo de perdas no processo
  • Controle dos serviços prestados
  • Nivelamento de Recursos
  • Análise de Falhas – Dinâmica
  • Movimentação visual de equipamentos
  • Solicitação de serviços
  • Indicadores de Desempenho
  • Solicitação de serviço via Web
Telas:
  • Calendário de periódicas
    Calendário de periódicas
  • Cadastro de usuário
    Cadastro de usuário
  • Cadastro de materiais
    Cadastro de materiais
  • Cadastro de funcionários
    Cadastro de funcionários
  • Cadastro de empresa
    Cadastro de empresa
  • Analise de falhas
    Analise de falhas
  • Cadastro de aplicação
    Cadastro de aplicação
  • Assistente de edição de tela
    Assistente de edição de tela
  • SSW – solicitação de serviços via web
    SSW – solicitação de serviços via web
  • Solicitação de serviços
    Solicitação de serviços
  • Relatório próxima manutenção periódica e acumulativa
    Relatório próxima manutenção periódica e acumulativa
  • Relatório de ordens de serviço abertas
    Relatório de ordens de serviço abertas
  • Relatório de custo da manutenção
    Relatório de custo da manutenção
  • Planos de manutenção
    Planos de manutenção
  • Ordem de serviço
    Ordem de serviço
  • Nivelamento de recursos
    Nivelamento de recursos
  • Nivelamento de recursos
    Nivelamento de recursos
  • Movimentação visual
    Movimentação visual
  • Indicadores de desempenho kpi
    Indicadores de desempenho kpi
  • Gráfico resumo de custo gerencial
    Gráfico resumo de custo gerencial
  • Gráfico de tipo de manutenção por ordem de serviço
    Gráfico de tipo de manutenção por ordem de serviço
  • Cronograma de previsão diária da manutenção
    Cronograma de previsão diária da manutenção
Benefícios:

Os principais benefícios oferecidos pelo Engeman® são a flexibilidade para adaptar-se a empresas de vários ramos e portes e a redução de custos em manutenção.

  • Flexibilidade - adaptação para necessidades específicas das empresas.
  • Melhorias em processos de manutenção.
  • Redução de custos no setor de manutenção.
  • Facilidade de operação do sistema.
  • Melhor tomada de decisões com Informações Gerenciais.
  • Fácil integração da manutenção com outros setores.
  • Facilidade de operação.
  • Help dinâmico e editável.
  • Interface amigável, objetiva e dinâmica.
  • Editor de relatórios próprio.
  • Importação / exportação de dados.
  • Divisão de equipamentos em níveis ilimitados de componentes.
  • Integração a CLP e Coletores de Dados.
Versões:

O software de manutenção Engeman® possui as versões Lite e Plena. São versões específicas para atender todos os ramos e portes de empresas.

A Versão Lite é bastante funcional e atende bem a empresas de pequeno e médio porte. Sua implantação é mais rápida e o custo da Licença de Uso é mais acessível.

Já a Versão Plena contempla todas as funcionalidades da Versão Lite unidas a três excelentes recursos: nivelamento de recursos, movimentação visual e ferramentas de personalização.

Diferenciais da Versão Plena:

Nivelamento de recursos humanos, materiais e financeiros

  • Adaptação do cronograma técnico de acordo com recursos disponíveis;
  • Detecção de falhas nos recursos;
  • Apropriação de recursos;
  • Remanejamento de datas de execução ou cancelamento de serviços.

Movimentação Visual de equipamentos e componentes

  • Cadastro de imagens com link dinâmico para modelos de equipamentos;
  • Cadastro de imagens com link dinâmico para modelos de componentes;
  • Controle visual de troca de localização de componentes – arraste e solte;
  • Controle de substituição de componentes – arraste e solte;
  • Recurso aplicado a qualquer tipo de equipamento e componente como: pneus, motores, instrumentação, bombas, redutores, etc.

Ferramentas de Personalização

  • Gerador de relatórios e gráficos.
  • Gerador de novos campos de cadastramento de dados.
  • Possibilita criação de cálculos entre campos de cadastramento de dados.
  • Gerador de novas telas de interface operacional.
  • Gerador de KPI (Key Performance Indicator – Indicadores de desempenho).
  • Gerador de tarefas a serem executadas automaticamente.
  • Gerador de novas regras de processamento de dados.
  • Alteração de terminologia da interface.
  • Personalização do Help.
  • Gerenciador de e-mail e catálogo de endereços.
  • Exportação de dados para Microsoft® Project.
  • Analisador de Diagrama de Entidades e Relacionamentos para facilitar a personalização de regras, relatórios e integrações.
Módulos:

O Engeman® pode ser adquirido de acordo com as necessidades de sua empresa e equipe de manutenção.

O módulo básico é o sistema de Planejamento e Controle de Manutenção e possui duas versões - Lite e Plena. Ao módulo básico podem ser adicionados outros módulos com funcionalidades específicas, a saber:

Módulo Mobile – Controle de OS via coletor de dados

O Módulo Mobile é usado para gerenciamento e execução das Ordens de Serviço e Coleta de Dados em campo. Pode ser utilizado em Smartphone e Tablet, e em sistemas operacionais Android e iOS.

  • Exportação de OS abertas para os coletores;
  • Cadastramento de OS diretamente nos coletores;
  • Digitação de serviços realizados;
  • Coleta de dados para planejamento e controle de manutenção;
  • Fechamento de OS;
  • Cancelamento de OS;
  • Importação de serviços realizados;
  • Consistência dos dados coletados, etc.

Veja detalhes do Módulo Mobile

Módulo SSW - Solicitação de Serviços via Web

Módulo exclusivo para controlar Solicitação de Serviços para um número ilimitado de usuários. Este módulo é usado por qualquer usuário da empresa, permitindo documentar a Solicitação de Serviços, sem consumir recursos de usuários simultâneos do módulo básico do programa de manutenção Engeman®.

  • Controle de solicitações de serviços via WEB – Internet ou Intranet;
  • Controle de atendimento por priorização de Serviço;
  • Controle de aprovação dos serviços realizados;
  • Consulta a Ordens de Serviços geradas para cada solicitação de serviço.

Veja detalhes do Módulo SSW

Módulo Consulta – Consulta de Relatórios para usuários ilimitados

Módulo exclusivo para consulta de relatórios disponível para usuários ilimitados. Pode ser acessado por qualquer usuário sem interferir nas licenças de uso do Engeman®. Estes usuários ficam restritos a acessar somente o menu “Processos => Editor de relatórios”, podendo extrair quaisquer informações neste formato.

  • Não há limite de acessos simultâneos (usuários ilimitados).
  • O Módulo de consulta Engeman® não ocupa licença, ou seja, não interfere no número de usuários simultâneos adquiridos.
  • Possibilidade de imprimir e exportar os relatórios para diversos formatos (PDF, GIF, JPG, EXCEL, WORD, dentre outros).
  • Na versão plena é possível enviar quaisquer relatórios por e-mail (corpo de e-mail, anexo ou zipado, ou outro formato).
  • Acesso via intranet (Engeman® Client Server) ou WEB browser (Engeman® WEB).


Veja detalhes do Módulo Consulta

Módulo Synchron - Módulo de processamento de OS em bases remotas

Este módulo permite que base de dados remotas possam trabalhar off-line (sem conexão com o servidor central) independente do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados). As modificações de cada base são posteriormente sincronizadas.

  • Para transferências entre os micros por meio de uma “Intranet”, ou qualquer outro meio de comunicação (FTP) é necessário um link mínimo de 19.200 kbps.
  • Devem ser cadastradas na base do servidor todas as empresas e filiais correspondentes às bases que funcionam no cliente, bem como os dados apenas de leitura nas bases clientes.
  • Servidor e Cliente devem possuir dispositivos capazes de ler e gravar os dados na mídia escolhida para sincronização de informações off-line.

Veja detalhes do Módulo Synchron

Relatórios:

Confira alguns destes recursos que possibilitam análises eficientes sobre o setor de manutenção.

Relatórios

  • Relatório custo da manutenção
  • Cronograma de execução de serviços por plano
  • Cronograma de execução de serviço por OS
  • Relatório de interferência no processo produtivo
  • Relatório solicitação de serviços
  • Relatório de apropriação de mão-de-obra
  • Relatório custo da manutenção - sintético
  • Relatório de ordens de serviço
  • Relatório vida útil de pneus (com valores por vida)
  • Cronograma de previsão anual de manutenção periódica
  • Relatório previsão manutenção (periódica e acumulativa)
  • Cronograma de previsão diária de manutenção periódica
  • Relatório consumo de materiais previsto
  • Relatório acompanhamento diário de funcionários
  • Relatório de hora extra por executante
  • Relatório análise de ocorrências
  • Relatório de execução de serviços por aplicação
  • Relatório de disponibilidade

Gráficos

  • Gráfico resumo de custos gerencial
  • Gráfico resumo de tempo gerencial
  • Gráfico acumulativo paradas diárias das aplicações
  • Gráfico comparativo mensal do custo da manutenção
  • Gráfico de backlog
  • Gráfico de ordens de serviços geradas
  • Gráfico de avaliação de setores executantes
  • Gráfico de tipo de manutenção x ordens de serviço
  • Gráfico indicadores da manutenção

Indicadores de Desempenho – KPI’s

  • Tempo Médio entre Falhas (MTBF)
  • Tempo Médio para Reparos (MTTR)
  • Custo Manutenção Acumulado
  • Solicitações Aprovadas por Setor Executante
  • Custo da Manutenção por Tipo de Manutenção
  • Tempo de Parada por O.S.
  • Porcentagem Custo Real em Relação ao Previsto
  • Paradas por Equipamento
  • Custo Total por O.S.
Integração:

A integração é um arquivo de instruções de transferência de dados entre os sistemas aplicativos (Engeman® e o sistema terceiro). Estas instruções podem ser comandadas pelo usuário, ou automatizadas por eventos ou temporização. A integração não é feita com o software aplicativo do cliente, mas sim com o banco de dados utilizado.

  • Quando o cliente utiliza banco de dados relacional, como Oracle, SQL-Server, Interbase, Informix, Progress, DB2, etc, a integração pode ser realizada com transações on-line e automáticas.
  • Quando o cliente utiliza banco de dados privativo aos aplicativos, a integração pode ser realizada através de arquivos intermediários.

Integração com Suprimentos

  • Carga de tabelas de materiais, fornecedores e tabelas de apoio.
  • Atualização de saldo e valores de materiais.
  • Integração de materiais requisitados no almoxarifado com a Ordem de Serviço.
  • Geração de solicitação de materiais.
  • Integração com Ordem de Compra.

Integração com Recursos Humanos

  • Carga de tabelas de funcionários, setores executantes e tabelas de apoio.
  • Atualização de cadastro.
  • Integração com a movimentação dos funcionários (férias, horas extra, falta, etc).
  • Geração de informações sobre custo e distribuição do trabalho.

Integração com PCP (Planejamento e Controle de Produção)

  • Carga de tabelas de produtos e capacidade produtiva.
  • Atualização de cadastro.
  • Integração com programação de produção.

Integração com Chão-de-Fábrica

  • Integração com medidores de produção.
  • Integração com coletores de dados.
  • Integração com sistemas supervisórios e CLP.

Outras Integrações

  • Qualquer integração, não mencionada acima, poderá ser implementada. Os formatos de integração podem ser realizados via triggers, arquivos (TXT, DBF, XLS), aplicações proprietárias ou Webservice.
Demonstrativos:
  • TESTE O DEMONSTRATIVO MOBILE: